Projeto "Teatro Pé no Chão"

2020/2021


O Projeto de "Guided Inquiry"... e a suas fases

O design do processo de investigação orientada inicia- se com a abertura, para atrair a atenção dos estudantes, estimular a atividade reflexiva dos mesmos e ajudá-los a fazer conexões com o mundo fora da escola.

Segue-se , a imersão, para construir conhecimentos prévios suficientes para gerar ideias interessantes de investigação. A seguir a exploração dessas ideias para um importante e autêntico enquadramento da questão de investigação. Há uma pausa para identificar, clarear e articular a questão de pesquisa antes de passar para a recolha da informação. Após este recolhimento segue-se a criação e a partilha do que os estudantes aprenderam e , posteriormente, a avaliação para refletir sobre os conteúdos e processos e estimar a aquisição do aprendizado ou conhecimento.

A pesquisa orientada é designada para encorajar a construção de um conhecimento colaborativo de reflexão e avaliação do aprendizado, que segundo os autores ocorre através deste processo.

in Antunes, Maria L. Amorim e Duarte, Adriana Bogliolo Sirihal . Guided inquiry e Construtivismo: novos métodos de aprendizagem e a biblioteca escolar. 2016 (https://www.revistas.usp.br/berev/article/view/112156) - adaptado



NOTA: Atendendo à faixa etária dos alunos a equipa pedagógica optou por transformar os Diários de Pesquisa em Caderno de Registos.
Menos formal, o caderno será constituído por todo o material elaborado, quer individualmente, quer em grupo.



Meta de Aprendizagem

Reconhecer a dimensão multidisciplinar do teatro, identificando relações com outras artes e áreas de conhecimento.

Momento Teatral

"Cinderela"... em formas teatrais diferentes


Trabalhos de Expressão


Metas de Aprendizagem

* Utilizar formas de comunicação diversificadas, adequando linguagens e técnicas aos contextos e às necessidades;
* Colaborar, trabalhar em grupo e participar em atividades coletivas da turma ou da escola. 

Visitas virtuais


Audição de uma "Cegada de Loures" 
e de excertos dos musicais "Gato das Botas" e "Quebra Nozes"


Elaboração de áreas vocabulares da palavra TEATRO

Origem do TEATRO

EXPOSIÇÃO de elementos cénicos

Leitura e diálogo sobre as características do texto dramático

Metas de Aprendizagem
* Os estudantes irão construir conhecimento de fundo através da leitura de uma coleção, selecionada de livros, sites e vídeos sobre Teatro. 

Os alunos são pré-organizados para trabalharem a pares durante as duas sessões de exploração. 

Recursos disponibilizados

Livros e publicações

Coleção Teatro Infantil
Marina Editores S.A., 2001 
* Decorações e Guarda-Roupa
* Sombras Chinesas e Máscaras
* Cenografia e Maquilhagem
* Marionetas e Mimo

Coleção Cadernos FAOJ
Secretaria de Estado da Juventude e Desportos

* Como fazer Teatro (I)
* Como fazer Teatro (II)
* Fantoches
* História do Teatro

Sites variados

https://youtu.be/R8TFx1UxKaI
- Como fazer teatro de sombras (com pessoas)

https://youtu.be/staBAjaCXUY

- Como fazer teatro de sombras

https://youtu.be/vsYuXbj0Z-k

 - Como fazer fantoche de meia

https://youtu.be/jIOiETYPs_M

- Como fazer marioneta de papel

https://youtu.be/3TEvgYl0qk4

- Teatro sombras Backstage

https://www.youtube.com/watch?v=mCZt7lRv0AY

- Backstage - Teatro Gil Vicente



Metas de Aprendizagem

Selecionar informação e organizar estratégias criativas face às questões colocadas por um problema.

Os alunos irão fazer uma pausa e ponderar para identificar as suas questões de investigação e organizar ideias para gerar uma questão de investigação.



Algumas das questões levantadas pelos alunos:

  • Como se faz teatro de sombras? 
  • Como se consegue fazer sombras sem aparecer o corpo das pessoas?
  • Como fazer efeitos de luz ?
  • Como é que o nosso corpo consegue fazer formas?
  • Como se inventam personagens?
  • E se os fantoches criassem vida ?

... e, ainda, mais questões...

  • Como fazer teatro?

  • Porque é que no teatro existe a representação?

  • E se não houvesse atores?

  • Como surgiu a criatividade? 

  • Como é que se sente emoção? 

  • Por que é que os adereços existem? 

  • Porque é que o fundo é utilizado para realizar peças de teatro?  


As inúmeras questões que surgiram individualmente na fase do IDENTIFICAR, foram-se gradualmente agregando em dois campos diferenciados: Teatro de Sombras e Teatro tradicional.

Interagindo com a equipa pedagógica, alguns alunos iniciaram espontaneamente a recolha de informação sobre as questões levantadas individualmente, com o apoio das famílias.

No entanto, foram-se apercebendo que a imensidade e diversidade de questões os afastava muito dos campos/temas definidos.

Assim, foram-se centrando em subtemas mais específicos dos anteriormente definidos_

* Dramaturgia          
* Atores                 
* Cenografia 
* Guarda-roupa / Adereços / Maquilhagem          
* Luz e Som         
* Divulgação 

Em cada um desses subtemas e já em círculos de investigação, os alunos definiram uma questão de investigação a ser trabalhada na fase REUNIR.


Metas de Aprendizagem

Planear e organizar as suas atividades de aprendizagem; 
Selecionar informação e organizar estratégias criativas face às questões colocadas por problemas específicos de cada grupo.

Reunir informação importante, ampliar, aprofundar o conhecimento de acordo com o tema do grupo.

Os alunos irão ler textos/livros, consultar sites, para reunir informação acerca da sua questão. Os alunos irão aplicar o que aprenderam sobre o tema através da conceção de uma peça de teatro, de acordo com a sua preferência.

Após a revisão, em grupo, das notas escritas por cada aluno, serão planeados os próximos passos.

Metas de Aprendizagem

Selecionar informação e organizar estratégias criativas face às questões colocadas por problemas específicos de cada grupo.

A partir do material recolhido, os grupos procedem ao respetivo tratamento da informação, com a ajuda da professora bibliotecária, dos professores titulares e dos professores de apoio:

  • Descobrindo e explorando palavras-chave e ideias principais relacionadas com o tema de cada grupo;
  • Procurando elaborar pequenas sínteses, esquematizações, palavras-chave...
  • Resumindo e registando a informação por palavras suas;
  • Tirando conclusões baseadas na informação recolhida;
  • O Grupo de Dramaturgos escolhe o tipo e o tema da peça; escreve o texto dramático e faz a sua revisão.
  • O Grupo dos Atores faz a distribuição das personagens; promove leituras dinâmicas do texto dramático; memoriza as falas, faz ensaios de marcação e de representação.
  • O Grupo dos Cenários pesquisa imagens alusivas ao tema que está a ser trabalhado no texto dramático; elabora esboços/desenhos; escolhe os materiais a utilizar na construção dos cenários; constrói o cenário e adereços do mesmo; elabora os cartazes, os programas e os bilhetes.
  • O Grupo técnico Som /Iluminação faz o levantamento do equipamento necessário para apoio à representação teatral; efetua a gravação áudio das texturas sonoras; treina os desenhos de luz na evolução das cenas de representação.
  • O Grupo do Guarda Roupa, Adereços e Maquilhagem pesquisa imagens alusivas ao tema que está a ser trabalhado no texto 
  • dramático; elabora esboços/desenhos das roupas e dos adereços; escolhe os materiais a utilizar na construção das roupas e dos adereços; elabora guarda roupa e adereços do mesmo.
  • O Grupo de Divulgação cria os cartazes de informação e/ou pequenos folhetos; concretiza formas de expressar e partilhar a informação em diversos tipos de linguagem e em diferentes suportes.

    Com o consenso de todo o grupo de trabalho, estabelecem-se etapas para a concretização da apresentação final da peça de teatro, bem com a exposição de apoio. 

Dramaturgos

Atores

Cenários e adereços

... para o Teatro de Sombras

Gravação audio para o teatro de sombras - (Excerto audio da peça)


Divulgação - Elaboram-se cartazes e bilhetes.


Não pudemos apresentar ao vivo a toda a escola, mas as turmas viram os vídeos nas suas salas e gostaram muito !


As turmas participantes do projeto, no entanto,
 
deslocaram-se ao local de projeção para assistir aos vídeos.


Teatro de Sombras - turma do 3º ano

Aventura na floresta - Turma do 4º ano

E foi assim...


No final, ainda tivemos tempo para avaliar!

... e numa nuvem de palavras percebemos que ficamos com vontade
de participar noutro projeto!

© 2019/2020 Recursos
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora