Nós em Loures

O Projeto de "Guided Inquiry"... e a suas fases

O design do processo de investigação orientada inicia- se com a abertura, para atrair a atenção dos estudantes, estimular a atividade reflexiva dos mesmos e ajudá-los a fazer conexões com o mundo fora da escola. 

Segue-se , a imersão, para construir conhecimentos prévios suficientes para gerar ideias interessantes de investigação. A seguir  a exploração dessas ideias para um importante e autêntico enquadramento da questão de investigação. Há uma pausa para identificar, clarear e articular a questão de pesquisa antes de passar para a recolha da informação. Após este recolhimento segue-se a criação e a partilha do que os estudantes aprenderam e , posteriormente, a avaliação para refletir sobre os conteúdos e processos e estimar a aquisição do aprendizado ou conhecimento. 

A pesquisa orientada é designada para encorajar a construção de um conhecimento colaborativo de reflexão e avaliação do aprendizado, que segundo os autores ocorre através deste processo.

in  AntunesMaria L. Amorim e DuarteAdriana Bogliolo Sirihal .  Guided inquiry e Construtivismo: novos métodos de aprendizagem e a biblioteca escolar . 2016 (https://www.revistas.usp.br/berev/article/view/112156) - adaptado


Nós em Loures

Audição da música "Happy" de Pharrel Williams.

O que transmite a música? Faz-vos sentir felizes? E o que é a felicidade?





Visionamento do filme "Divertida Mente", que é um filme de animação comédia dramática de 2015 produzido pela Pixar Animation Studios e lançado pela Walt Disney Pictures .


Exposição sobre alguns monumentos de Loures


Os alunos examinam sites e livros registando as fontes e questões de interesse para cada um...


Os alunos irão desfilar no dia 1 de março, com traje saloio e com um símbolo cultural da região: 
padrão de azulejo.

O padrão foi criado a partir de um conjunto de quatro stencils.
A pintura com stencil  foi a técnica usada para criar o padrão, através da aplicação de tinta através do corte ou perfuração em cartão. 

Os stencils foram usados para imprimir imagens sobre pano cru.

No início foi escolhido o padrão num conjunto de três. 

             Vídeo do Município de Loures - ver  ( 21' 52'' a 23' 36'')


Carnaval em Loures

Exemplos do trajar saloio 


Após a realização de um brainstorm que gerou questões e levou a decisões, os alunos começaram a identificar o tópico acerca do qual gostariam de saber mais e a formular questões orientadoras.

Nos círculos decidiram qual a melhor questão orientadora a ser investigada.

E começou a aventura da pesquisa e recolha de informação...


Fase 1  -  Utilizando as TIC, os grupos registam a informação recolhida num ficheiro de texto, para
                     posterior formatação.

Fase 2 - Ilustrações de temas trabalhados para a exposição .


Em cada turma a opção de partilha foi a elaboração de uma Exposição para a comunidade escolar e educativa.

As fotos seguintes referem-se à turma do 3º I.



Exposição "Nós em Loures" - mostra de trabalhos das cinco turmas do 3º ano.

© 2019/2020 Recursos
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora