Projeto "Teatro Pé no Chão"
2020/2021
O Projeto de "Guided Inquiry"... e a suas fases
O design do processo de investigação orientada inicia- se com a abertura, para atrair a atenção dos estudantes, estimular a atividade reflexiva dos mesmos e ajudá-los a fazer conexões com o mundo fora da escola.
Segue-se , a imersão, para construir conhecimentos prévios suficientes para gerar ideias interessantes de investigação. A seguir a exploração dessas ideias para um importante e autêntico enquadramento da questão de investigação. Há uma pausa para identificar, clarear e articular a questão de pesquisa antes de passar para a recolha da informação. Após este recolhimento segue-se a criação e a partilha do que os estudantes aprenderam e , posteriormente, a avaliação para refletir sobre os conteúdos e processos e estimar a aquisição do aprendizado ou conhecimento.
A pesquisa orientada é designada para encorajar a construção de um conhecimento colaborativo de reflexão e avaliação do aprendizado, que segundo os autores ocorre através deste processo.
in Antunes, Maria L. Amorim e Duarte, Adriana Bogliolo Sirihal . Guided inquiry e Construtivismo: novos métodos de aprendizagem e a biblioteca escolar. 2016 (https://www.revistas.usp.br/berev/article/view/112156) - adaptado
NOTA: Atendendo à faixa etária dos alunos a equipa pedagógica optou por transformar os Diários de Pesquisa em Caderno de Registos.
Menos formal, o caderno será constituído por todo o material elaborado, quer individualmente, quer em grupo.
Meta de Aprendizagem
Reconhecer a dimensão multidisciplinar do teatro, identificando relações com outras artes e áreas de conhecimento.
Momento Teatral
"Cinderela"... em formas teatrais diferentes
Teatro de Sombras
https://www.youtube.com/watch?v=0j4hR08T0Bs
Teatro de Marionetas
Trabalhos de Expressão
Metas de Aprendizagem
* Utilizar formas de comunicação diversificadas, adequando linguagens e técnicas aos contextos e às necessidades;
* Colaborar, trabalhar em grupo e participar em atividades coletivas da turma ou da escola.
Visitas virtuais
Visita virtual ao Teatro Luís de Camões
https://lucateatroluisdecamoes.pt/tour/tour.html
Museu Nacional do Teatro e da Dança https://www.google.com/maps/@38.7747565,-9.1669989,2a,75y,293.15h,82.33t/data=!3m6!1e1!3m4!1suBVlcWRpq34bLdwkq5g1MA!2e0!7i13312!8i6656
Elaboração de áreas vocabulares da palavra TEATRO
Origem do TEATRO
Teatro na Grécia Antiga
https://www.youtube.com/watch?v=HSwXkJMm-O4
EXPOSIÇÃO de elementos cénicos
Leitura e diálogo sobre as características do texto dramático
Metas de Aprendizagem
* Os estudantes irão construir conhecimento de fundo através da leitura de uma coleção, selecionada de livros, sites e vídeos sobre Teatro.
Os alunos são pré-organizados para trabalharem a pares durante as duas sessões de exploração.
Recursos disponibilizados
Livros e publicações
Coleção Teatro Infantil
Marina Editores S.A., 2001
* Decorações e Guarda-Roupa
* Sombras Chinesas e Máscaras
* Cenografia e Maquilhagem
* Marionetas e Mimo
Coleção Cadernos FAOJ
Secretaria de Estado da Juventude e Desportos
* Como fazer Teatro (I)
* Como fazer Teatro (II)
* Fantoches
* História do Teatro
Sites variados
https://youtu.be/R8TFx1UxKaI
- Como fazer teatro de sombras (com pessoas)
- Como fazer teatro de sombras
- Como fazer fantoche de meia
- Como fazer marioneta de papel
- Teatro sombras Backstage
https://www.youtube.com/watch?v=mCZt7lRv0AY
- Backstage - Teatro Gil Vicente
Metas de Aprendizagem
Selecionar informação e organizar estratégias criativas face às questões colocadas por um problema.
Os alunos irão fazer uma pausa e ponderar para identificar as suas questões de investigação e organizar ideias para gerar uma questão de investigação.
Algumas das questões levantadas pelos alunos:
- Como
se faz teatro de sombras?
- Como se consegue fazer sombras sem aparecer o corpo das pessoas?
- Como fazer efeitos de luz ?
- Como é que o nosso corpo consegue fazer formas?
- Como se inventam personagens?
- E se os fantoches criassem vida ?
... e, ainda, mais questões...
Como fazer teatro?
Porque é que no teatro existe a representação?
E se não houvesse atores?
Como surgiu a criatividade?
Como é que se sente emoção?
Por que é que os adereços existem?
Porque é que o fundo é utilizado para realizar peças de teatro?
As inúmeras questões que surgiram individualmente na fase do IDENTIFICAR, foram-se gradualmente agregando em dois campos diferenciados: Teatro de Sombras e Teatro tradicional.
Interagindo com a equipa pedagógica, alguns alunos iniciaram espontaneamente a recolha de informação sobre as questões levantadas individualmente, com o apoio das famílias.
No entanto, foram-se apercebendo que a imensidade e diversidade de questões os afastava muito dos campos/temas definidos.
Assim, foram-se centrando em subtemas mais específicos dos anteriormente definidos_
* Dramaturgia
* Atores
* Cenografia
* Guarda-roupa / Adereços / Maquilhagem
* Luz e Som
* Divulgação
Em cada um desses subtemas e já em círculos de investigação, os alunos definiram uma questão de investigação a ser trabalhada na fase REUNIR.
Metas de Aprendizagem
Planear e organizar as suas atividades de aprendizagem;
Selecionar informação e organizar estratégias criativas face às questões colocadas por problemas específicos de cada grupo.
Reunir informação importante, ampliar, aprofundar o conhecimento de acordo com o tema do grupo.
Os alunos irão ler textos/livros, consultar sites, para reunir informação acerca da sua questão. Os alunos irão aplicar o que aprenderam sobre o tema através da conceção de uma peça de teatro, de acordo com a sua preferência.
Após a revisão, em grupo, das notas escritas por cada aluno, serão planeados os próximos passos.
Metas de Aprendizagem
Selecionar informação e organizar estratégias criativas face às questões colocadas por problemas específicos de cada grupo.
A partir do material recolhido, os grupos procedem ao respetivo tratamento da informação, com a ajuda da professora bibliotecária, dos professores titulares e dos professores de apoio:
- Descobrindo e explorando palavras-chave e ideias principais relacionadas com o tema de cada grupo;
- Procurando elaborar pequenas sínteses, esquematizações, palavras-chave...
- Resumindo e registando a informação por palavras suas;
- Tirando conclusões baseadas na informação recolhida;
- O Grupo de Dramaturgos escolhe o tipo e o tema da peça; escreve o texto dramático e faz a sua revisão.
- O Grupo dos Atores faz a distribuição das personagens; promove leituras dinâmicas do texto dramático; memoriza as falas, faz ensaios de marcação e de representação.
- O Grupo dos Cenários pesquisa imagens alusivas ao tema que está a ser trabalhado no texto dramático; elabora esboços/desenhos; escolhe os materiais a utilizar na construção dos cenários; constrói o cenário e adereços do mesmo; elabora os cartazes, os programas e os bilhetes.
- O Grupo técnico Som /Iluminação faz o levantamento do equipamento necessário para apoio à representação teatral; efetua a gravação áudio das texturas sonoras; treina os desenhos de luz na evolução das cenas de representação.
- O Grupo do Guarda Roupa, Adereços e Maquilhagem pesquisa imagens alusivas ao tema que está a ser trabalhado no texto
- dramático; elabora esboços/desenhos das roupas e dos adereços; escolhe os materiais a utilizar na construção das roupas e dos adereços; elabora guarda roupa e adereços do mesmo.
- O Grupo de Divulgação cria os cartazes de informação e/ou pequenos folhetos; concretiza formas de expressar e partilhar a informação em diversos tipos de linguagem e em diferentes suportes.
Dramaturgos
Atores
Cenários e adereços
... para o Teatro de Sombras
Gravação audio para o teatro de sombras - (Excerto audio da peça)
Divulgação - Elaboram-se cartazes e bilhetes.
Não pudemos apresentar ao vivo a toda a escola, mas as turmas viram os vídeos nas suas salas e gostaram muito !
As turmas participantes do projeto, no entanto,
deslocaram-se ao local de projeção para assistir aos vídeos.
Teatro de Sombras - turma do 3º ano
Aventura na floresta - Turma do 4º ano
E foi assim...
No final, ainda tivemos tempo para avaliar!
... e numa nuvem de palavras percebemos que ficamos com vontade
de participar noutro projeto!