Nós em Loures
O Projeto de "Guided Inquiry"... e a suas fases
O design do processo de investigação orientada inicia- se com a abertura, para atrair a atenção dos estudantes, estimular a atividade reflexiva dos mesmos e ajudá-los a fazer conexões com o mundo fora da escola.
Segue-se , a imersão, para construir conhecimentos prévios suficientes para gerar ideias interessantes de investigação. A seguir a exploração dessas ideias para um importante e autêntico enquadramento da questão de investigação. Há uma pausa para identificar, clarear e articular a questão de pesquisa antes de passar para a recolha da informação. Após este recolhimento segue-se a criação e a partilha do que os estudantes aprenderam e , posteriormente, a avaliação para refletir sobre os conteúdos e processos e estimar a aquisição do aprendizado ou conhecimento.
A pesquisa orientada é designada para encorajar a construção de um conhecimento colaborativo de reflexão e avaliação do aprendizado, que segundo os autores ocorre através deste processo.
in Antunes, Maria L. Amorim e Duarte, Adriana Bogliolo Sirihal . Guided inquiry e Construtivismo: novos métodos de aprendizagem e a biblioteca escolar . 2016 (https://www.revistas.usp.br/berev/article/view/112156) - adaptado
Nós em Loures
Audição da música "Happy" de Pharrel Williams.
O que transmite a música? Faz-vos sentir felizes? E o que é a felicidade?
Visionamento do filme "Divertida Mente", que é um filme de animação comédia dramática de 2015 produzido pela Pixar Animation Studios e lançado pela Walt Disney Pictures .
Exposição sobre alguns monumentos de Loures
Os alunos examinam sites e livros registando as fontes e questões de interesse para cada um...
O padrão foi criado a partir de um conjunto de quatro stencils.
A pintura com stencil foi a técnica usada para criar o padrão, através da aplicação de tinta através do corte ou perfuração em cartão.
Os stencils foram usados para imprimir imagens sobre pano cru.
No início foi escolhido o padrão num conjunto de três.
Vídeo do Município de Loures - ver ( 21' 52'' a 23' 36'')
Carnaval em Loures
Exemplos do trajar saloio
Pintura de Silva Porto - As saloias - séc. XIX
As imagens do trajar saloio encontram-se nos seguintes sítios:
* https://www.lavadeirasdosabugo.com/?trajes
* https://saloiosdedmaria.blogspot.com/2011/01/memorias.html
* https://trajesdeportugal.blogspot.com/2013/10/o-trajo-saloio-o-habito-faz-o-monge.html
* https://folclore.pt/os-trajes-dos-saloios/2/
Após a realização de um brainstorm que gerou questões e levou a decisões, os alunos começaram a identificar o tópico acerca do qual gostariam de saber mais e a formular questões orientadoras.
Nos círculos decidiram qual a melhor questão orientadora a ser investigada.
E começou a aventura da pesquisa e recolha de informação...
Fase 1 - Utilizando as TIC, os grupos registam a informação recolhida num ficheiro de texto, para
posterior formatação.
Fase 2 - Ilustrações de temas trabalhados para a exposição .
Em cada turma a opção de partilha foi a elaboração de uma Exposição para a comunidade escolar e educativa.
As fotos seguintes referem-se à turma do 3º I.
Exposição "Nós em Loures" - mostra de trabalhos das cinco turmas do 3º ano.